Massa para Biscuit

Aprenda como fazer massa para Biscuit e dicas para tirar o melhor proveito da massa e aplicação em seus trabalhos!

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de amido de milho

2 xícaras (chá) de cola branca Polycol Extra (especial para porcelana fria)

2 colheres (sopa) de vaselina líquida

1 colher (sopa) de suco de limão (age como conservante)

1 colher (sopa) de creme para as mãos não gorduroso

Panela antiaderente (se for fazê-la no fogão)

Colher de pau

Tigela de vidro (se for fazê-la no microondas)

Modo de Fazer:

No Fogão:

Misture bem todos os ingredientes com exceção do creme para as mãos em uma panela antiaderente até dissolver bem o amido de milho e virar uma substância homogênea. Leve ao fogo e mexa sempre tendo cuidado para que a massa não resseque nas bordas da panela, quando a massa desgrudar do fundo da panela e você observar que está ressecada por fora e com um pouco de cola por dentro é o ponto certo para retirá-la do fogo.

Em uma superfície de mármore passe um pouco do creme para as mãos coloque a massa e com o restante do creme sove a massa ainda quente, sove até que ela fique bem lisa. Coloque em saco plástico bem fechado, espere suar, seque-a com papel absorvente e troque o saco plástico.

No Micro-ondas:

Misture todos os ingredientes em uma tigela de vidro, exceto o creme para as mãos até dissolver bem o amido de milho e virar uma substância homogênea, leve ao forno.

Utilizando o forno microondas deve-se prestar atenção no tempo de cozimento, que pode variar de um aparelho para o outro. Em média, o tempo é de 3 minutos para cada receita. Recomenda-se abrir o forno e mexer a massa a cada 1 minuto, para que o cozimento ocorra por igual. A massa deve ficar ressecada em cima e com um pouco de cola por dentro. Em alguns fornos isso pode acorrer em apenas 2 minutos, neste caso desconsidere o terceiro minuto.

Ao retirar do forno em uma superfície de mármore passe um pouco do creme para as mãos coloque a massa e com o restante do creme sove a massa ainda quente, sove até que ela fique bem lisa. Coloque em saco plástico bem fechado, espere suar, seque-a com papel absorvente e troque o saco plástico.

Cuidados: * Não use cola escolar. A cola é um dos principais ingredientes da massa.

* Se uma massa ficar dura faça uma massa mais mole e junte com a dura. Sove até que vire uma massa só, por consequência, mais mole. Você poderá também envolver a massa dura em um pano e colocar em banho Maria até amolecer um pouco. Depois é só sovar novamente, sem o creme.

* Mantenha a massa que não for utilizar bem fechada para que ela não resseque.

* Caso a massa ressecar não utilize os pedaços ressecados na modelagem.

* Se for usar uma massa que estava guardada, sove mais um pouco antes de utilizá-la.

* Se a massa for ressecando conforme você estiver trabalhando com ela, utilize um pouco de creme nas mãos. Não passe muito senão racha a massa.

* Não deixe crianças ingerirem a massa.

Colorindo a massa:

* Quando a massa esfriar, você colore a massa ou guarda a massa natural para tingir depois (ideal).

* Quando a peça feita com massa colorida seca, as cores escurecem, por isso, faça a peça com cores mais claras do que deseja.

* Cuidado com o excesso de tinta, isso pode fazer com que a massa resseque.

* Você pode usar para tingir a massa: tinta para tecido, tinta a óleo ou pigmento para tinta de parede.

* Se for fazer uma grande quantidade de peças com a mesma cor, procure tingir a massa de uma só vez para que todas fiquem com o mesmo tom.

* Não quer que a peça fique transparente depois de pronta? Antes de tingir, tinja com um pouquinho de tinta branca (mesmo se for usar a massa de cor branca)

Dicas Importantes:

* Coloque as peças para secar em papelão ou espuma que ajudam a puxar a umidade. Plástico não faz isso, fazendo com que a peça não seque por baixo.

* A peça pode diminuir de tamanho depois de pronta (até 10%).

* A secagem das peças varia de acordo com o tamanho das mesmas, em média leva de3 a 4 dias.

* Não embale a peça antes de ela secar por completo.

* Você pode usar a cola branca para colar as diversas partes da peça. Isso faz com que, depois de seca, a cola não apareça tanto no trabalho.

* Sempre marque com uma tampa de caneta onde colará olhos, nariz e boca das peças, assim, já define a posição correta.

* Para dar brilho às peças utilize verniz geral ou verniz vitral incolor. Envernize somente depois da peça seca por completo.

* Além de cola, sempre use um palito para grudar as variadas partes das peças grandes.

free counters